SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1O conceito de mediação em Vigotski e AdornoA construção psicossocial da competição: o engano na cumplicidade de uma falsa vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia & Sociedade

versão impressa ISSN 0102-7182

Resumo

BOMFIM, Eduardo Maurício  e  MANGUEIRA, Maurício. O pensamento representacional e sua atualização nas ciências humanas. Psicol. Soc. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 15-22. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000100003.

As ciências humanas ocupam um lugar particular na produção do conhecimento. Surgidas em decorrência de mudanças gerais na estrutura epistemológica e político-administrativa do século XIX, elas adquirem uma configuração específica que as localiza no cruzamento de vários outros saberes, como apontado pelo historiador Michel Foucault. Além disso, elas comportam outra peculiaridade, caracterizando-se em sua atividade por uma estreita relação com o que o filósofo Gilles Deleuze denomina de modelo da representação. A partir das análises de algumas obras destes dois pensadores, veremos como esses saberes operam uma atualização da representação por meio da normalização dos indivíduos.

Palavras-chave : ciências humanas; Foucault; Deleuze; representação; normalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português