SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Representational thought and its update on human sciencesPolicies and laws about gender violence - critical reflexions índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia & Sociedade

versión impresa ISSN 0102-7182

Resumen

CANIATO, Angela Maria Pires  y  RODRIGUES, Samara Megume. A construção psicossocial da competição: o engano na cumplicidade de uma falsa vida. Psicol. Soc. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 23-35. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000100004.

O presente trabalho faz uma análise da competição e de sua propagação ideológica na contemporaneidade. Inicialmente identificamos sua matriz na propriedade privada, que possibilitou a utilização dessa conduta como mola propulsora do desenvolvimento do capitalismo. Nesse trajeto, a ciência mostrou-se como componente de legitimação e intensificação. A fim de aumentar a exploração do trabalho humano, atualmente a competição se mescla ao discurso cínico da cooperatividade. Na reprodução da competição entre os indivíduos estão presentes alguns elementos subjetivos como a submissão autoritária ao social, à projetividade, o sadomasoquismo e o pensamento coisificado ("mentalidade do ticket"). No terreno dos afetos, a competição é sustentada pela inveja, que ainda, via indústria cultural, induz os indivíduos ao consumismo. Este artigo é o desdobramento de uma pesquisa de cunho bibliográfico, cujas bases teóricas são a Psicanálise freudiana e a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, em especial Adorno e Horkheimer.

Palabras llave : competição; ideologia; capitalismo; indústria cultural; inveja.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués