SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Homo sapiens, Homo demens and Homo degradandis: human psyche and the environmental crisesSilence and impossible mourning in families of missing Brazilian political militants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

BICALHO, Pedro Paulo Gastalho de; KASTRUP, Virginia  and  REISHOFFER, Jefferson Cruz. Psicologia e segurança pública: invenção de outras máquinas de guerra. Psicol. Soc. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 56-65. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000100007.

O artigo aborda o ingresso dos "profissionais psi" no campo da segurança pública. Para tal, examina as principais definições de controle social, procurando relacionar a questão da escalada da insegurança com o advento da nova ordem social proposta pelo modelo neoliberal, bem como da reedição de propostas criminológicas positivistas que embasam políticas destinadas a conter o fenômeno da criminalidade. Reúne, ainda, três analisadores; o 'caveirão", os mandados de busca coletivos e os autos de resistências, que condensam uma correlação de forças que fortalece a criminalização da pobreza e a adoção do extermínio como políticas de segurança pública. Com a perspectiva de problematizar o "fazer-psicológico", coloca em análise a construção de "máquinas de guerra" e o desencadear de processos de singularização.

Keywords : psicologia; segurança pública; processos de criminalização; produção de subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese