SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Homo sapiens, Homo demens and Homo degradandis: human psyche and the environmental crisesSilence and impossible mourning in families of missing Brazilian political militants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

BICALHO, Pedro Paulo Gastalho de; KASTRUP, Virginia  and  REISHOFFER, Jefferson Cruz. Psicologia e segurança pública: invenção de outras máquinas de guerra. Psicol. Soc. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 56-65. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000100007.

O artigo aborda o ingresso dos "profissionais psi" no campo da segurança pública. Para tal, examina as principais definições de controle social, procurando relacionar a questão da escalada da insegurança com o advento da nova ordem social proposta pelo modelo neoliberal, bem como da reedição de propostas criminológicas positivistas que embasam políticas destinadas a conter o fenômeno da criminalidade. Reúne, ainda, três analisadores; o 'caveirão", os mandados de busca coletivos e os autos de resistências, que condensam uma correlação de forças que fortalece a criminalização da pobreza e a adoção do extermínio como políticas de segurança pública. Com a perspectiva de problematizar o "fazer-psicológico", coloca em análise a construção de "máquinas de guerra" e o desencadear de processos de singularização.

Keywords : psicologia; segurança pública; processos de criminalização; produção de subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese