SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Silêncio e luto impossível em famílias de desaparecidos políticos brasileirosIdentity, ethnicity and social welfare in a socially excluding context índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia & Sociedade

versão impressa ISSN 0102-7182

Resumo

CASTRO, Elton André Silva de. Segregação socioespacial, constituição do sujeito e significação do cotidiano. Psicol. Soc. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 75-83. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000100009.

Este trabalho pretende refletir sobre o processo de segregação socioespacial estabelecendo um foco na constituição de sujeitos humanos num território de degradação ambiental que atinge as cidades: os depósitos de lixo e as relações de produção de materiais recicláveis em estreita comunicação com uma indústria que deles se serve como fonte de riqueza. Tem-se como referência o pensamento de alguns autores que se dedicaram ao entendimento da condição humana, com interesse particular pelo estabelecimento das sociabilidades no cotidiano. As reflexões apresentadas, ilustradas por pesquisa empírica, focalizam as significações atribuídas às experiências vividas no cotidiano, emergindo das análises o par eu-outro como unidades de significação, processando sentidos subjetivos no percurso elaborado pelo sujeito nos espaços da vida privada e da descoberta da vida pública.

Palavras-chave : segregação socioespacial; constituição do sujeito; significação; cotidiano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português