SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Socio-spatial segregation, constitution of subject and meaning dailylifePsychological aspects in the use of alcoholic beverages among Karitiana author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

GENNA, Karen  and  ESPINOSA, Agustín. Identidad, etnicidad y bienestar social en un contexto socialmente excluyente. Psicol. Soc. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 84-93. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000100010.

O estudo analisa os estereótipos que uma amostra de adultos de classe média de Lima (n = 130) possui em sobre diferentes grupos étnicos no Peru. Também analisa a relação entre a identificações com os grupos étnicos referidos e o bem estar social. As representações estereotipadas mostram a presença de grupos percebidos como de status elevado e baixo, os quais são diferenciadas pelo seu acesso ao poder. O elevado status é atribuído aos peruanos brancos, que são percebidos como bem-sucedida e não patriotas. Com este grupo, há uma maior identificação na amostra e se observa um nível mais elevado de bem-estar social associado a essa identificação. Os afroperuanos, andinos e amazônicos são percebidos como grupos de baixo status, pouco competentes, porém muito expressivos. A identificação com esses grupos é menor e não está associada a bem-estar social.

Keywords : identidade; estereótipos; bem-estar social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish