SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Socio-spatial segregation, constitution of subject and meaning dailylifePsychological aspects in the use of alcoholic beverages among Karitiana author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

GENNA, Karen  and  ESPINOSA, Agustín. Identidad, etnicidad y bienestar social en un contexto socialmente excluyente. Psicol. Soc. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 84-93. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000100010.

O estudo analisa os estereótipos que uma amostra de adultos de classe média de Lima (n = 130) possui em sobre diferentes grupos étnicos no Peru. Também analisa a relação entre a identificações com os grupos étnicos referidos e o bem estar social. As representações estereotipadas mostram a presença de grupos percebidos como de status elevado e baixo, os quais são diferenciadas pelo seu acesso ao poder. O elevado status é atribuído aos peruanos brancos, que são percebidos como bem-sucedida e não patriotas. Com este grupo, há uma maior identificação na amostra e se observa um nível mais elevado de bem-estar social associado a essa identificação. Os afroperuanos, andinos e amazônicos são percebidos como grupos de baixo status, pouco competentes, porém muito expressivos. A identificação com esses grupos é menor e não está associada a bem-estar social.

Keywords : identidade; estereótipos; bem-estar social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish