SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Diffusion of violence against the elderly: a psychosocial lookAfter the maternity leave: perceptions of school teachers about the division of family work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

WAGNER, Adriana et al. Projetos para os filhos e estratégias de socialização: a perspectiva de pais e mães. Psicol. Soc. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 122-129. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000100014.

O presente estudo teve por objetivo identificar quais os projetos que pais e mães manifestam ter para seus filhos, assim como as estratégias que utilizam no processo educativo a fim de concretizá-los. Foram entrevistados, em suas residências, oito casais que coabitavam, de nível socioeconômico-cultural médio, com pelo menos um filho em idade escolar, residentes em Porto Alegre. A partir da análise de conteúdo das entrevistas, foi possível constatar projetos tais como: formação profissional, formação pessoal e constituir família. Também se encontrou uma categoria de respostas a qual denominamos de liberdade para que os filhos construam seus próprios projetos. Quanto às estratégias para concretizar tais projetos, identificou-se: investimento na formação profissional, em conforto, diálogo, cuidado, tratamento igualitário entre os filhos, respeito pelos interesses dos filhos e instrumentalização pedagógica. Os entrevistados evidenciaram a valorização da formação profissional de seus filhos. Todos os pais e mães entrevistados prospectam seus filhos numa vida adulta.

Keywords : processo educativo familiar; projetos vitais; estratégias de socialização; parentalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese