SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Family projects for their children and socialization strategies: a parent's perspectiveRoles, behaviors, activities and relashionships from members of Bahia's families author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

VANALLI, Ana Carolina Gravena  and  BARHAM, Elizabeth Joan. Após a licença maternidade: a percepção de professoras sobre a divisão das demandas familiares. Psicol. Soc. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 130-138. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000100015.

Neste estudo, foram investigadas vivências de professoras após o retorno da licença maternidade, examinando a divisão de tarefas com seus cônjuges, satisfação com seu envolvimento familiar e o do cônjuge e com sua rede social de apoio. Foram entrevistadas 40 professoras de escolas públicas no interior paulista, mães de filhos de até dois anos. A maioria delas relatou dedicar o dobro do tempo que seus cônjuges às atividades domésticas e cuidados com os filhos, assumindo tarefas de alta frequência e com horários fixos. No geral, estas se sentiam satisfeitas com seu próprio envolvimento familiar, embora 65% delas relatou preferir passar mais tempo com seus filhos. Estas avaliaram positivamente o envolvimento familiar do esposo, mas sistematicamente menor que seu próprio. Muitas usaram outras fontes de apoio, avaliadas positivamente. Contudo, as respondentes enfrentavam grande sobrecarga, apontando para a necessidade de rever a divisão do trabalho familiar.

Keywords : trabalho familiar; professoras; licença-maternidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese