SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Roles, behaviors, activities and relashionships from members of Bahia's familiesProduction of subjectivity facing the labor market in the context of the student organization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

LIMA, Andreza Maria de  and  MACHADO, Laêda Bezerra. O "bom aluno" nas representações sociais de professoras: o impacto da dimensão familiar. Psicol. Soc. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 150-159. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000100017.

Este artigo, recorte de uma pesquisa mais ampla, teve como objetivo analisar o conteúdo geral das representações sociais do "bom aluno" construídas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Recife-PE. O pressuposto subjacente é de que novas práticas sociais educacionais estariam interferindo nessas representações. A Teoria do Núcleo Central foi o referencial teórico-metodológico de base para o estudo. Participaram vinte professoras. A entrevista semiestruturada foi utilizada como procedimento de coleta. Para análise, tomamos como suporte a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial. Os resultados gerais da pesquisa confirmaram nosso pressuposto inicial, mas apontaram também que concorre para a construção simbólica do "bom aluno" um emaranhado de elementos, destacando-se a dimensão familiar. A maioria das docentes, articulando as contradições entre ideologia e realidade, apontou a importância da família na construção do "bom aluno". Nossos resultados sugerem, porém, a necessidade de estudos que aprofundem esses achados.

Keywords : "bom aluno"; representações sociais; professoras; família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese