SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Production of subjectivity facing the labor market in the context of the student organizationJudicial inquiry of children: points and counterpoints author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

CALDANA, Adriana Cristina Ferreira; SOUZA, Lícia Barcelos de  and  CAMILOTO, Cláudio Márcio. Sentidos das ações voluntárias: desafios e limites para a organização do trabalho. Psicol. Soc. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 170-177. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000100019.

O trabalho voluntário representa uma das bases de sustentabilidade das Organizações Não-Governamentais, principalmente para a manutenção e continuidade dos projetos institucionais. Em contrapartida, vem sendo considerado fator de degradação do trabalhador que está excluído do mercado. Partindo de uma experiência de implantação de rotinas para acolhimento e integração de voluntários em uma ONG/AIDS, este estudo teve por objetivo a caracterização dos voluntários e a compreensão da diversidade de sentidos presentes nas ações voluntárias, visando subsidiar a avaliação e planejamento das ações de organização do trabalho adotadas pela instituição. A análise temática de conteúdo das entrevistas, realizadas com 20 candidatos ao trabalho voluntário, permitiu a caracterização do perfil, das suas concepções e expectativas. Em síntese, o trabalho voluntário pareceu representar um recurso de qualificação para a inserção no mercado de trabalho e elemento importante para formação da identidade social e socialização do conhecimento em HIV/AIDS.

Keywords : trabalhadores voluntários; identificação social; organizações não-governamentais; altruísmo; trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese