SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Judicial inquiry of children: points and counterpointsBodies, heteronormativity and hybrid performances author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

SOTERO, Luciana  and  RELVAS, Ana Paula. A intervenção com clientes involuntários: complexidade e dilemas. Psicol. Soc. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 187-196. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000100021.

O presente artigo de revisão da literatura centra-se na temática dos clientes involuntários. Analisaram-se criticamente os trabalhos de autores que: (1) propõem a sua caracterização, designadamente no que respeita ao posicionamento do cliente na situação de ajuda, concluindo-se pela complexidade da sua identificação; (2) conceptualizam o papel dos profissionais de saúde mental, bem como as singularidades da relação terapêutica, destacando a importância da aliança, dos dilemas éticos e da motivação para a intervenção; (3) apresentam os modelos terapêuticos mais utilizados nestas situações, enfatizando-se as terapias colaborativas, e particularmente as centradas nas soluções, como as que melhor promovem o envolvimento destes clientes. Ao longo da pesquisa manteve-se a preocupação de rever obras abrangentes na área do acompanhamento psicológico que simultaneamente evidenciassem ou favorecessem uma perspectiva crítica e complexa sobre o tema. Na organização do artigo procurou-se seguir uma perspectiva diacrónica que mostrasse a evolução da conceptualização e praxis sobre a problemática.

Keywords : clientes involuntários; intervenção mandatada; abordagem sistémica pós-moderna.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese