SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Bodies, heteronormativity and hybrid performancesUrban tribes: the collective process of creation in the graffiti author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

MORAES, Marília; CORTE-REAL, Nuno; DIAS, Cláudia  and  FONSECA, António Manuel. Um olhar sobre a prática desportiva, bem-estar subjetivo e integração social de imigrantes... em Portugal e no mundo. Psicol. Soc. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 208-216. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000100023.

O presente artigo de revisão centrou-se na prática desportiva e na sua relação com o bem-estar subjetivo e a integração social de imigrantes procurando fazer o levantamento da informação disponível na literatura acerca dessa temática a um nível mais global e, particularmente em Portugal, que a partir dos anos 80 se tornou num país de imigração. O levantamento bibliográfico incluiu livros, artigos científicos pesquisados em bases de dados internacionais, sites especializados e institucionais. A revisão da literatura permitiu verificar que: os imigrantes tendem a praticar menos desporto assim como a ter menores níveis de bem-estar subjetivo comparativamente à população autóctone; a prática desportiva relaciona-se positivamente com o bem-estar subjetivo também nos imigrantes; o desporto pode desempenhar um importante papel para a integração social dos imigrantes, apesar de nalguns contextos reforçar as diferenças inter-étnicas; em Portugal, não foram encontrados estudos específicos sobre a prática desportiva de imigrantes.

Keywords : prática desportiva; bem-estar subjetivo; integração social; imigrantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese