SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Historicizing the activity theory: the clash in to debate"It has to be a woman's choice"!representations of motherhood in women who are not mothers by option author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182

Abstract

SENRA, Carmem Magda Ghetti  and  GUZZO, Raquel Souza Lobo. Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público. Psicol. Soc. [online]. 2012, vol.24, n.2, pp. 293-299. ISSN 0102-7182.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000200006.

O presente artigo buscou discutir a inserção da Psicologia na área da Assistência Social e a prática profissional do psicólogo no setor público. Para tanto, o contexto atual de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi abordado, relacionado, sobretudo à atuação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e às reflexões sobre o compromisso social na Psicologia. Considera a importância da compreensão do profissional, enquanto elemento central na construção da política de Assistência Social e da elaboração de modelos de intervenção psicológicos comprometidos com a transformação da realidade social e as tensões do cotidiano deste trabalho.

Keywords : psicologia social; assistência social; compromisso social; transformação social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese