Acessibilidade / Reportar erro

Suicídio e internet: análise de resultados em ferramentas de busca

Suicide and internet: analysis of results in search tools

Suicidio e internet: análisis de resultados en herramientas de búsqueda

Embora seja ainda um assunto incipiente no Brasil, a mídia pode exercer influência sobre diferentes atitudes dos sujeitos e, especificamente, sobre suicídio. Este estudo buscou replicar, com adaptações, uma pesquisa inglesa sobre conteúdos relacionados ao suicídio acessados na internet. Foram utilizadas, em três sites de busca, doze expressões-chave, como por exemplo, suicídio; métodos de suicídio; suicídio indolor; suicídio rápido entre outras. Foram analisadas as dez primeiras indicações de cada pesquisa; retirando-se os resultados repetidos, a amostra foi composta por 209 sites. A análise do conteúdo das páginas eletr™nicas se pautou em 19 critérios de classificação, sendo os de maior frequência os sites acadêmicos; os de conteúdo religioso; o que retratam o suicídio em termos elegantes; e os sites mantidos por psicólogos ou profissionais de saúde. Como conclusão, observou-se que, diferente do descrito no artigo original, no Brasil não foram encontradas páginas com conteúdo pró-suicídio, promovendo, encorajando ou facilitando atos suicidas.

suicídio; mídia; internet


Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com