Acessibilidade / Reportar erro

Apropriação do espaço na pré-escola segundo a psicologia ambiental

Space appropriation in preschool according to environmental psycholog

A apropiación del espacio en el preescolar según la psicología ambiental

Para configurar se um espaço foi apropriado, podem-se observar elementos que confirmam o processo de apropriação: a identificação, o sentimento de pertença, a personificação, a cultivação e o sentimento de defesa. O objeto desta pesquisa foi a apropriação do espaço na pré-escola NEI "Meu Primeiro Passo", e o objetivo foi compreender como tal apropriação ocorre através da análise semiótica de desenhos realizados pelas crianças. O parquinho aparece como o primeiro ambiente preferido, a quadra esportiva como o segundo, e a sala de aula como o terceiro. Independente de sua ordem, todos os desenhos confirmam a apropriação dos espaços do Núcleo de Educação Infantil, contudo esta apropriação é singular e diferente para cada criança. Como conclusão, observou-se que a criança facilmente se apropria do espaço onde está, em maior ou menor intensidade, dependendo da liberdade que tem nele.

apropriação do espaço; psicologia ambiental; pré-escola


Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com