Acessibilidade / Reportar erro

Produção de subjetividade em blogs e microblogs

Producción de subjetividad en blogs y microblogs

Production of subjectivity in blogs and microblogs

Blogs e microblogs estão entre as redes colaborativas da Web 2.0. Embora aparentados, possuem especificidades. Ambos promovem a abertura, a imersão, a participação e a criação de laços entre os integrantes das redes que constituem. O mais bem-sucedido dos microblogs, o Twitter, é exemplar das características diferenciais dessas ferramentas, tais como a brevidade das mensagens, a mobilidade, a captação em tempo real, a modificação na natureza da mediação. Isso implica em variações nas formas de expressão de si e nos modos como os indivíduos se relacionam com a realidade por meio de uma ou de outra ferramenta. Os usuários tanto podem tematizar suas experiências pela publicação breve e instantânea em microblogs, como podem fazê-lo de forma mais refletida nos blogs. Essas possibilidades de uso permitem identificar as maneiras pelas quais tais redes sociais proporcionam a objetivação de subjetividades.

Twitter; redes sociais; individualidade; subjetividade


Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com