SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 special issueInstitutional care in the assistance to childhood: the everyday in questionProfessionals of the health units and the teenage pregnancy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

REIS, Carolina dos; GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima  and  CARVALHO, Salo de. Sobre jovens drogaditos: as histórias de ninguém. Psicol. Soc. [online]. 2014, vol.26, n.spe, pp.68-78. ISSN 1807-0310.  https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000500008.

O presente estudo parte do crescente processo de judicialização do cuidado em saúde mental de jovens usuários de drogas e tem por objetivo problematizar a forma como, na relação entre os campos da Saúde Mental e da Justiça, vai se desenvolvendo uma biopolítica voltada para o governo da população de "adolescentes drogaditos". Para tanto, realizamos a análise de processos judiciais de internação compulsória de jovens por uso de drogas. Fundamentamo-nos nas ferramentas teóricas e metodológicas da Psicologia Social, dentro de uma perspectiva pós-estruturalista, especialmente no que se refere ao pensamento de Michel Foucault, na forma como o autor desenvolveu uma análise dos discursos e da emergência dos saberes na sua articulação com mecanismos e tecnologias de poder. A partir dessa perspectiva, evidenciamos a forma como essa biopolítica, embora aja em nome da garantia de direitos, opera produzindo vulnerabilidades.

Keywords : internação compulsória; judicialização da saúde; jovens usuários de drogas; políticas públicas; Direitos Humanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License