SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 special issueAbout young drug users: the stories of no oneStage-minor: cartography in arts and women experimentation in jail situation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

SENA FILHA, Vera Lúcia de Moura  and  CASTANHA, Alessandra Ramos. Profissionais de unidades de saúde e a gravidez na adolescência. Psicol. Soc. [online]. 2014, vol.26, n.spe, pp.79-88. ISSN 1807-0310.  https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000500009.

O presente estudo teve como objetivos analisar o conteúdo e a estrutura da representação social da gravidez na adolescência entre profissionais de saúde; verificar se as cognições participantes do núcleo central se mantêm nas tematizações provenientes de um segundo método de estudo das representações; e identificar as ações realizadas pelos profissionais diante da gravidez. A pesquisa foi desenvolvida em Unidades de Saúde da Família. Participaram 61 profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família. Utilizou-se o questionário de associação livre (analisado com o software EVOC) e entrevistas semiestruturadas (análise de conteúdo temática de Bardin). A representação da gravidez na adolescência foi associada a significados predominantemente negativos. A atuação tem uma base informativa, prescritiva, ancorada no modelo biomédico. O estudo aponta a importância da formulação de estratégias na implementação de políticas públicas de promoção e educação em saúde, com o intuito de minimizar o impacto biopsicossocial da gravidez na adolescência.

Keywords : representações sociais; gravidez na adolescência; profissionais de saúde; unidades de saúde da família; políticas públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License