Acessibilidade / Reportar erro

Representações sociais de papeleiros acerca do trabalho e moradia: o caso da Vila Chocolatão

The social representations of "recyclable collectors" of work and housing: the case of "Vila Chocolatão"

Las representaciones sociales de los "colectores de reciclables" sobre el trabajo y la vivienda: el caso de la "Vila Chocolatão"

Representações sociais acerca da esfera pública e privada e do significado do trabalho foram investigadas em adultos, catadores de lixo reciclável, residentes na "Vila Chocolatão", localizada na região central de Porto Alegre/RS. O método de abordagem utilizado foi a descrição etnográfica, seguida da análise de conteúdo de registros de diálogos informais, diários de campo e entrevistas. Os resultados evidenciaram que o contexto pesquisado emerge como metáfora das contradições e do "apagamento" entre as esferas pública e privada na sociedade contemporânea. As representações sociais acerca das categorias "trabalho" e "moradia" estão ancoradas na complexidade de seu cotidiano. Quanto às ações políticas as dissonâncias entre os órgãos públicos envolvidos na comunidade refletiu a ausência de um projeto comum e a falta de comunicação tanto entre os setores como entre os moradores, dificultando a implementação de diversas políticas públicas pretendidas, aprofundando, deste modo, a insegurança e os conflitos locais.

catador de material reciclável; representações sociais; trabalho; moradia


Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com