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IMPASSES DA NATUREZA HUMANA: SEMIFORMAÇÃO E ARTE COMO ANAMNESE DA HISTÓRIA

IMPASSES DE LA NATURALEZA HUMANA: SEMI-FORMACIÓN Y LA ARTE COMO ANAMNESIS DE LA HISTORIA

IMPAIRMENTS OF HUMAN NATURE: SEMI-FORMATION AND THE ART AS ANAMNESIS OF HISTORY

Este artigo discorre sobre os aspectos da constituição do indivíduo e sobre o potencial epistemológico da arte como crítica às condições objetivas que fundamentam e obstam tal constituição. Para essa discussão teórica, tomam-se como base as contribuições de Theodor Adorno, em especial, no tocante às configurações de uma sociedade na qual impera a barbárie e às condições de possibilidade de formação cultural e de realização de uma vida justa e livre. Entende-se que o modo de racionalização da vida vem distanciando os homens de seus interesses racionais e sensíveis, pois quanto mais subjugados aos ditames da autoconservação, mais suscetíveis tornam-se à dominação (segunda natureza). Como resistência, a arte, produção social que testemunha a potencialidade da história natural, configura-se como um procedimento racional não afirmativo do fracasso da cultura. Sua logicidade imanente guarda, na tensão forma e conteúdo, a capacidade dos homens de pensar para além das amarras objetivas e subjetivas.

indivíduo; cultura; arte; subjetividade; Theodor W. Adorno


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