Acessibilidade / Reportar erro

COMPOSIÇÕES DO CORPO PARA CONSUMOS: UMA REFLEXÃO INTERDISCIPLINAR SOBRE SUBJETIVIDADE

COMPOSICIONES DEL CUERPO PARA CONSUMOS: UNA REFLEXIÓN INTERDISCIPLINARIA SOBRE LA SUBJETIVIDAD

BODY'S COMPOSITIONS FOR CONSUMPTION: AN INTERDISCIPLINARY REFLECTION ABOUT SUBJECTIVITY

Neste artigo discutimos a importância da ambiência midiática e publicitária para a composição de sentidos em torno do corpo. Tal atividade simbólica evidencia-se enquanto um lugar privilegiado de construção do sujeito moderno, ao dispor seus traços significantes relacionados à corporeidade, em convidativas negociações dos limites na constituição, reativa, dos sentidos relacionados ao corpo: disposições que orientam os processos de subjetivação, em ciclos de caracterizações provisórias. Articulamos questões em torno da relação corpo/discurso/subjetividade, tramando um diálogo entre pensadores oriundos de diferentes campos, partindo deste lugar ocupado pelo corpo como convocado para consumos, nas emanações sutis do discurso publicitário. Nesse sentido, refletimos sobre a dinâmica dos jogos de verdade, das técnicas de si contemporâneas, enquanto propõem a experiência de um cuidado e de uma liberdade de escolhas relacionados à segurança ontológica, muitas vezes em vista da coerência e aceitabilidade social.

corpo; consumo; subjetividade; publicidade


Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com