SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2DIMENSIONES CULTURALES, AFECTIVAS Y COGNITIVAS DEL COMPORTAMIENTO DE VOTO AL KIRCHNERISMOLAS POSIBILIDADES DE LA PSICOLOGÍA EN LA ECONOMÍA SOLIDARIA: ACTUACIÓN EN UNA ITCP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Psicologia & Sociedade

versión impresa ISSN 0102-7182versión On-line ISSN 1807-0310

Resumen

PASQUALINI, Juliana Campregher  y  MARTINS, Lígia Márcia. DIALÉTICA SINGULAR-PARTICULAR-UNIVERSAL: IMPLICAÇÕES DO MÉTODO MATERIALISTA DIALÉTICO PARA A PSICOLOGIA. Psicol. Soc. [online]. 2015, vol.27, n.2, pp.362-371. ISSN 1807-0310.  https://doi.org/10.1590/1807-03102015v27n2p362.

Considerando que a Teoria Histórico-Cultural vem ampliando sua inserção na Psicologia brasileira nas últimas décadas, o presente ensaio teórico pretende contribuir para a apropriação de seus postulados ontológicos e epistemológicos. A análise busca explorar as implicações para a Psicologia como ciência e profissão do preceito lukacsiano do desvelamento das conexões entre singular-particular-universal como requisito para a apreensão dos fenômenos em sua essencialidade, evidenciando sua aproximação com o postulado por Vigotski em relação à necessária apreensão dos fenômenos psicológicos em sua processualidade. Nessa direção, coloca-se em questão a unidade dinâmica indivíduo/sociedade postulada pelo materialismo histórico-dialético, trazendo subsídios para a superação das cisões usualmente estabelecidas entre os polos dessa relação.

Palabras clave : psicologia histórico-cultural; dialética; singular-particular-universal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )