III - Sobre educação e desenvolvimento Como você vê a educação? Como você vê o desenvolvimento infantil? Como você vê a relação entre desenvolvimento e educação? |
A Educação é a atuação na busca de uma escola de qualidade para todos. A Educação é um processo de humanização. O desenvolvimento se dá na interação da criança com o meio no qual ela está inserida. A educação “escolar” tem por objetivo a socialização do conhecimento construído pela humanidade. A atuação dos educadores deve ser sistematizada com objetivos que visem um maior e melhor desenvolvimento da criança. |
Destaque para a concepção de desenvolvimento como um processo de interação que não está nem só na criança e nem só no meio. |
III - Sobre educação e desenvolvimento Como você vê a educação? Como você vê o desenvolvimento infantil? Como você vê a relação entre desenvolvimento e educação? |
A Educação é a atuação na busca de uma escola de qualidade para todos. A Educação é um processo de humanização. O desenvolvimento se dá na interação da criança com o meio no qual ela está inserida. A educação “escolar” tem por objetivo a socialização do conhecimento construído pela humanidade. A atuação dos educadores deve ser sistematizada com objetivos que visem um maior e melhor desenvolvimento da criança. |
IV - Pense nas crianças que estão com você todos os dias. Existem limites para o seu desenvolvimento? Se sim, quais são? Quais crianças você destacaria? |
Sim. Limites endógenos, distúrbio, doença, disfunções etc e limites exógenos, situação familiar, alimentação, estímulos, etc. As dificuldades de aprendizagem são decorrentes destes fatores. Faz-se importante destacar que pela especificidade humana que inclui a capacidade de pensar, de dialogar, de viver em sociedade, entre outros, os alunos se desenvolvem, ou seja, passam de um estágio de desenvolvimento cognitivo ou emocional para outro superior. Nesse sentido, os limites atuam na “limitação”, portanto, eles não são definidores das possibilidades de desenvolvimento. Dentre vários limites o mais evidente é a falta de suporte das famílias. Este suporte deve ser garantido por um adulto desde a inserção da criança em sua primeira esfera de socialização (família). Não estou defendendo a visão burguesa de família que, geralmente, é composta por mãe, pai e “dois” filhos. |
Ideia de que os limites sejam biológicos (doenças) ou externos dificultem a aprendizagem. Noção de que a dificuldade não é da criança. |
IV - Pense nas crianças que estão com você todos os dias. Existem limites para o seu desenvolvimento? Se sim, quais são? Quais crianças você destacaria? |
Sim. Limites endógenos, distúrbio, doença, disfunções etc e limites exógenos, situação familiar, alimentação, estímulos, etc. As dificuldades de aprendizagem são decorrentes destes fatores. Faz-se importante destacar que pela especificidade humana que inclui a capacidade de pensar, de dialogar, de viver em sociedade, entre outros, os alunos se desenvolvem, ou seja, passam de um estágio de desenvolvimento cognitivo ou emocional para outro superior. Nesse sentido, os limites atuam na “limitação”, portanto, eles não são definidores das possibilidades de desenvolvimento. Dentre vários limites o mais evidente é a falta de suporte das famílias. Este suporte deve ser garantido por um adulto desde a inserção da criança em sua primeira esfera de socialização (família). Não estou defendendo a visão burguesa de família que, geralmente, é composta por mãe, pai e “dois” filhos. |