SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29ES POSIBLE LA SUBJETIVIDAD RESISTIR AL MARKETING DE LA EDUCACIÓN Y DE LA POLÍTICA?LAS CONTROVERSIAS SOCIO-HISTÓRICAS DE LAS PRÁCTICAS FARMACOLÓGICAS CON METILFENIDATO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Psicologia & Sociedade

versión impresa ISSN 0102-7182versión On-line ISSN 1807-0310

Resumen

VIANA, Cássio Vinícius Afonso; IMBRIZI, Jaquelina Maria  y  JURDI, Andrea Perosa Saigh. NARRATIVAS SOBRE O BRINCAR: APROXIMAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INFANTIL. Psicol. Soc. [online]. 2017, vol.29, e160002.  Epub 07-Mayo-2018. ISSN 1807-0310.  https://doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29160002.

A infância é um tema de interesse nas pesquisas e produções acadêmicas nas ciências humanas e sociais. O que tem sido produzido, então, em relação às definições ou concepções dessa fase da vida? As crianças têm tido voz para dizer quem são elas e o que é ser criança? Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do projeto de iniciação científica, cuja pesquisa com viés qualitativo se fez por meio de observação participante, produção de diários de campo e elaboração e análise de duas narrativas sobre o brincar com crianças. Observaram-se duas crianças, em meio escolar, em momentos nos quais o pesquisador brincou com cada uma delas. Os resultados encontrados referem-se à questão do trabalho como elemento presente nas preocupações dessas crianças. Quanto à escola, foi possível perceber que ela não oferece espaços propícios para o brincar e a vivência de criatividade e imaginação.

Palabras clave : infância; narrativas; brincar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )