SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29IDENTITY: COLONIZATION OF THE LIFEWORLD AND THE CHALLENGES FOR THE EMANCIPATIONIDENTITY POLICIES IN THE CHILDREN'S WELFARE SYSTEM: THE LIFE HISTORY OF A YOUNG WOMAN AFTER SHELTER TIME author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia & Sociedade

Print version ISSN 0102-7182On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

LIMA, Aluísio Ferreira de  and  CIAMPA, Antonio da Costa. “SEM PEDRAS O ARCO NÃO EXISTE”: O LUGAR DA NARRATIVA NO ESTUDO CRÍTICO DA IDENTIDADE. Psicol. Soc. [online]. 2017, vol.29, e171330.  Epub Dec 18, 2017. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29171330.

O objetivo deste ensaio é discutir as vicissitudes da narrativa para a compreensão das metamorfoses da identidade. Para tanto, parte-se de uma breve exposição do contexto ao qual a narrativa pertence, assinalando seu potencial na construção, reconstrução e reinvenção do passado e do futuro. A seguir, são exploradas as críticas direcionadas à figura do narrador que estaria em vias de extinção, conforme diagnosticado por Walter Benjamin, e apresentadas contribuições que permitem justificar o interesse contemporâneo das Ciências Humanas, sobretudo da Psicologia Social, pela “virada narrativa”. Apresenta-se a influência do método de história de vida e da narração na Psicologia Social, assim como a importância destes no desenvolvimento da concepção de identidade enquanto metamorfose por Antonio Ciampa, em meados de 1980. Por fim, são abordados alguns desafios e cuidados no uso de narrativas na pesquisa em Psicologia Social, oferecendo uma proposta crítica de pesquisa da identidade enquanto metamorfose.

Keywords : identidade; metamorfose; psicologia social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )