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“DEVEMOS CONTINUAR?” IDENTIDADE, HISTÓRIA E UTOPIA DO EDUCADOR DE RUA

“DEBEMOS SEGUIR?” IDENTIDAD, HISTORIA Y UTOPIA DEL EDUCADOR DE CALLE

“SHOULD WE CONTINUE?” IDENTITY, HISTORY AND UTOPIA OF THE STREET EDUCATOR

Resumo

O propósito deste trabalho foi refletir como os educadores de rua articulam o pensamento utópico com o pensamento histórico, a partir dos relatos de suas experiências ao longo de quinze anos. O sintagma identidade-metamorfose-emancipação (Ciampa, 2003) e os conceitos de pensamento utópico e pensamento histórico (Habermas, 1987) formam o arcabouço teórico que embasa a presente pesquisa. Utilizamos na coleta de dados a entrevista “não diretiva centrada” (Minayo, 1999). Observou-se que é possível articular história e utopia. O estudo indica que, para que essa articulação seja possível, é necessário que o sujeito tenha a flexibilidade de reinventar seus projetos utópicos, mudando assim de projeto emancipatório, mas não perdendo de vista a energia utópica que o move. Concluímos, também, que os profissionais que articularam os dois movimentos tendem a apresentar uma postura pós-convencional diante da vida.

Palavras-chave:
identidade; meninos de rua; educação social; vulnerabilidade social

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