Acessibilidade / Reportar erro

A PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES/DIFERENÇAS PELA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO CEFFA DE JI-PARANÁ/RO

LA PRODUCCIÓN DE LAS IDENTIDADES / DIFERENCIAS POR LA PEDAGOGÍA DE LA ALTERNANCIA EN EL CEFFA DE JI-PARANÁ/RO

THE PRODUCTION OF IDENTITIES/DIFFERENCES BY THE PEDAGOGY OF ALTERNATION AT CEFFA IN JI-PARANÁ/RO

RESUMO

O artigo analisa o processo de produção das identidades/diferenças no contexto da Pedagogia da Alternância. O estudo está inscrito nos Estudos Culturais, em sua interface com a Psicologia Social. No primeiro momento, argumenta-se que as identidades/diferenças não são naturais, mas produzidas; no segundo, mostram-se os caminhos investigativos e instrumentos utilizados (entrevistas, observações e análise de documentos curriculares); por fim, apresentam-se os resultados, que indicam que a Pedagogia da Alternância, ao ter como objetivo valorizar o sujeito do campo e sua identidade, produz algumas diferenças como indesejáveis e desviantes, portanto, a serem corrigidas ou excluídas.

Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância; Identidade; Diferença

Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com