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UM ESTUDO SOBRE SENTIDOS DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO NA VIDA DE ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS

UN ESTUDIO SOBRE SENTIDOS DE LA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNACIÓN EN LA VIDA DE ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS

A RESEARCH ABOUT MEANINGS OF SOCIO-EDUCATIONAL INTERNMENT MEASURE IN THE LIFE OF INSTITUTIONALIZED ADOLESCENTS

RESUMO

O presente artigo é o desdobramento de uma pesquisa mais ampla que investigou a função da medida socioeducativa de internação na vida de adolescentes que cumpriam tal medida em uma instituição do Rio de Janeiro e discute os sentidos atribuídos por estes sujeitos à determinação judicial e à experiência do cumprimento da medida. Adotando a perspectiva hermenêutica em pesquisa qualitativa e o método clínico-qualitativo, foram realizadas entrevistas abertas com oito adolescentes e utilizada a observação participante. O estudo de suas histórias de vida permitiu a observação de aspectos de suas construções subjetivas sobre sua relação com a criminalidade e com o cumprimento da medida socioeducativa. Em relação ao sistema socioeducativo, os relatos revelaram aspectos da rotina no dia-a-dia e da assistência prestada aos adolescentes na instituição, bem como suas consequências em seu processo socioeducativo, sendo possível apontar possíveis estratégias de aperfeiçoamento do potencial socioeducativo das unidades do sistema.

PALAVRAS-CHAVE:
Adolescentes; Crime; Psicanálise

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