Resumo
A proposta deste artigo é pensar a criação de um campo híbrido de pesquisa/experimentação na intersecção entre arte contemporânea e psicologia. Nesse sentido, exploramos o eixo arte/experiência, na intenção de produzir linhas singulares e sensíveis de subjetivação, mais afeitas ao devir e aos fluxos do que a identidades fixas. Enquanto sujeitos/pesquisadores/artistas, nossa proposta foi criar metáforas, experiências, imagens de pensamento e rasgos no que nos chega pronto, a partir da elaboração de uma figuração híbrida/plástica de corpo/subjetividade. Este foi o meio que encontramos para dar passagem para diferentes superfícies intensivas. Para tanto, valemo-nos da Metodologia de Pesquisa Baseada nas Artes e de conceitos como figuração, conexões parciais, saberes localizados (Haraway, 1995, 2013), subjetividade estética (Rolnik, 2002Rolnik, S. (1997). Toxicômanos de identidade. Subjetividade em tempo de globalização.” In Daniel Lins (Org.), Cultura e subjetividade. Saberes Nômades (pp. 19-24). Campinas, SP: Papirus .; Teixeira, 1993), lógica da sensação (Deleuze, 2002), entre outros.
Palavras-chave:
Pesquisa Baseada nas Artes; Pesquisa narrativa; Arte e Psicologia; Subjetividade estética