SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Dupla via de saída do ventrículo direito com comunicação interventricular não relacionada: resultados da correção cirúrgica com técnica de múltiplos retalhosCardioplegia retrógrada atrial: estudo clínico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Abstract

ABRAHAO, Rogério et al. Esternotomia mediana como via preferencial na anastomose de Blalock-Taussig modificada. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 1997, vol.12, n.2, pp. 166-168. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76381997000200010.

A abordagem usual para a realização da anastomose de Blalock-Taussig modificada (ABTM) tem sido a toracotomia lateral. Esta via acarreta necessariamente trauma ao parênquima pulmonar e acesso difícil por ocasião da operação definitiva. A esternotomia mediana (EM) apresenta-se como uma alternativa com certas vantagens. Este trabalho visa avaliar a viabilidade técnica e os resultados da realização da ABTM por EM. Dez pacientes foram submetidos a esta técnica, interpondo-se enxertos de PTFE. A mortalidade imediata foi de 30%, e a tardia de 10%. Complicação imediata ocorreu em 10%. O tempo médio de internação foi 7,0 ± 0,5 dias. A variação da saturação da hemoglobina pré e pós-operatória foi 27,5 ± 11,7% (p<0,001). A ABTM é factível por EM com vantagens de acesso fácil e rápido, evita dano pulmonar, possibilita alternativas para anastomose ao tronco ou artéria pulmonar esquerda, viabiliza a canulação e perfusão, se necessário, e talvez facilitar a dissecção na reoperação.

Keywords : Anastomose cirúrgica [métodos]; Cirurgia cardíaca [métodos]; Atresia pulmonar [cirurgia]; Atresia tricúspide [cirurgia]; Dupla via de saída do ventrículo direito [cirurgia]; Estenose da valva pulmonar [cirurgia]; Anastomosis [surgical, methods]; Pulmonary atresia [surgery]; Tricuspid atresia [surgery]; Double outlet right ventricle [surgery]; Heart surgery [methods].

        · abstract in English     · text in Portuguese