SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Valve replacement in the elderly with bovine pericardial bioprostheses: 12 year resultsMid-term results after bidirectional Glenn anastomosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Abstract

JATENE, Marcelo B. et al. Importância da anatomia da circulação coronária atrial na operação de Cox para controle da fibrilação atrial. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 1999, vol.14, n.1, pp. 32-38. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76381999000100008.

Com o advento de novas técnicas cirúrgicas para o tratamento das arritmias cardíacas, em especial da fibrilação atrial, como a cirurgia de Cox, o conhecimento das características e do trajeto das artérias coronárias atriais assumiu grande importância. O objetivo deste trabalho é o estudo desta circulação e a definição dos padrões de irrigação atrial. Para tanto, utilizamos 30 corações a fresco de indivíduos sem cardiopatia prévia, cujas artérias coronárias e ramos foram visibilizados através de injeção de resina vinílica corada com tinta laca preta, seguida de cuidadosa dissecção. Após avaliação macroscópica das peças, não foram encontrados padrões de irrigação uniforme dos átrios. Porém, a artéria do nó sinoatrial (ANSA), quando analisada isoladamente, revelou não apenas padrões de origem, como também padrões de trajeto. Foram descritos 7 padrões de origem e trajeto da ANSA, considerando-se pontos de referências da estrutura anatômica dos átrios. Os padrões descritos, diferente dos encontrados por outros autores, são de fácil interpretação e de aplicabilidade direta em técnicas cirúrgicas que abordam os átrios.

Keywords : Circulação coronária [fisiologia]; Fibrilação atrial [cirurgia]; Átrio [fisiologia]; Nódulo sinoatrial.

        · abstract in English     · text in Portuguese