SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Low doses of nitric oxide in the selection of candidates to heart transplantation with pulmonary hypertensionSubpectoral pacemaker implantation technique for treatment of generator pocket infection: initial study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Abstract

CANEO, Luiz Fernando et al. Preparo do ventrículo subpulmonar através de dois diferentes modelos ajustáveis de bandagem do tronco pulmonar: estudo experimental. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2001, vol.16, n.1, pp. 35-48. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382001000100006.

Dois modelos de dispositivos ajustáveis foram implantados em cabritos jovens, com o objetivo de avaliar suas capacidades de bandagem do tronco pulmonar (TP) e eficiência no treinamento do ventrículo subpulmonar. Foram utilizados 3 grupos de 7 animais, submetidos ao implante de cateter balão (grupo I), implante de dispositivo de bandagem externa (grupo II) e para obtenção dos pesos dos ventrículos direito (VD), esquerdo (VE) e septo interventricular em condições normais (grupo controle). Os animais foram submetidos a ajustes progressivos dos dispositivos, a cada 24 horas, durante um período de 96 horas, avaliados através de monitorização hemodinâmica e ecocardiograma seriado. A hipertrofia ventricular foi avaliada através de parâmetros morfológicos e de microscopia óptica. Todos os animais concluíram o período de treinamento proposto. O gradiente VD-TP, a razão VD/VE e a pressão sistólica do VD foram significativamente maiores no grupo II (p<0,05). Observou-se aumento significativo da espessura da parede do VD, ao ecocardiograma, nos grupos I e II ao longo dos momentos avaliados, não havendo diferença significativa entre eles. O peso indexado e o peso seco do VD foi significativamente maior nos grupos I e II que no grupo controle (p<0,05), não havendo diferença significativa entre os grupos I e II (p>0,05). O perímetro e a área dos miócitos mostraram um aumento significativo no final do treinamento, comparados à amostra retirada no momento do implante dos dispositivos. Observamos maior grau de estenose do TP com dispositivo de bandagem externa, porém ambos tiveram a capacidade e a eficiência de preparar o ventrículo subpulmonar.

Keywords : Ventículo cardíaco [cirurgia]; Artéria pulmonar [cirurgia]; Procedimentos cirurgicos cardiovasculares [métodos]; Hipertrofia ventricular esquerda [etiologia]; Ventrículo cardíaco [fisiologia]; Hipertrofia ventricular esquerda [cirurgia]; Obstrução do flluxo ventricular externo; Transposição das grandes artérias [cirurgia].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese