SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Reconstruction of the pulmonary artery in Jatene's operationExtracorporeal circulation with venous-arterial shunt and low oxygen partial pressure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Abstract

LIMA, Marco Aurélio Vilela Borges et al. Fibrilação atrial e flutter após operação de revascularização do miocárdio: fatores de risco e resultados. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2001, vol.16, n.3, pp. 244-250. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382001000300009.

OBJETIVO: Determinar a incidência de fibrilação atrial e flutter (FAF) no pós-operatório de revascularização do miocárdio (RM), bem como os fatores preditivos e a influência destas arritmias sobre o período de internação hospitalar. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Foram analisados 275 pacientes submetidos à operação de revascularização do miocárdio isolada ou associada à correção de aneurisma de ventrículo esquerdo. A idade variou de 26 a 83 anos, com média de idade de 58,7 ± 9,5 anos. Cento e noventa e seis pacientes (71,3%) eram do sexo masculino. RESULTADOS: A incidência total de fibrilação atrial e flutter pós-operatórios foi 16,4% com pico de incidência ocorrendo no segundo e terceiro dia de pós-operatório. Idade avançada, sexo masculino e história de fibrilação atrial ou flutter no pré-operatório foram identificados como fatores preditivos independentes de fibrilação atrial ou flutter no pós-operatório. Os pacientes que apresentaram FA ou flutter no pós-operatório em média 36 horas a mais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 4,8 dias a mais hospitalizados. CONCLUSÃO: A FA e flutter são arritmias comuns no pós-operatório de revascularização do miocárdio, tendo efeito significativo sobre os tempos de permanência na UTI e de internação hospitalar.

Keywords : Fibrilação atrial [epidemiologia]; Flutter atrial [epidemiologia]; Revascularização miocárdica [efeitos adversos]; Fibulação atrial [fatores de risco]; Flulter atrial [fatores de risco]; Revascularização miocárdica [fatores de risco].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese