SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Myocardial revascularization in the elderly patient: with or without cardiopulmonary bypass?Initial results on the use of mechanical devices for proximal saphenous vein graft anastomoses: a clinical and angiographic evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Abstract

FONSECA, Luciana da et al. Resultados tardios da translocação da raiz pulmonar na correção da transposição das grandes artérias. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2003, vol.18, n.4, pp. 326-331. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382003000400006.

OBJETIVO: Este estudo tem por objetivo avaliar a evolução tardia da translocação da raiz pulmonar, técnica que visa evitar as complicações e a necessidade de reintervenções da operação de Rastelli, na correção de anomalias da conexão ventrículo arterial associados à estenose pulmonar (EP) e comunicação interventricular (CIV). MÉTODO: Cinco pacientes, com idade de dois meses a três anos, foram submetidos à translocação anterior da raiz pulmonar, no período de abril de 1994 a julho de 1999. A técnica consistiu da retirada da raiz pulmonar, com valva, do ventrículo esquerdo (VE) e a sua conexão ao ventrículo direito (VD), após o fluxo do VE ter sido direcionado para a aorta, através da CIV, com placa de teflon. A construção da via de saída do VD foi completada com pericárdio autólogo. RESULTADOS: Não houve mortalidade precoce ou tardia. Não houve necessidade de reintervenção. O seguimento clínico e ecocardiográfico tardio mostra crescimento da raiz pulmonar, sem gradiente transvalvar pulmonar clinicamente significativo (zero a 41 mmHg) e sem insuficiência valvar pulmonar, com todos os pacientes assintomáticos. CONCLUSÃO: A translocação da raiz pulmonar mostrou-se método eficaz na correção anatômica das anomalias de conexão ventrículo-arteriais associadas a CIV e EP, sendo possível sua utilização mesmo em crianças menores, com bom resultado a curto e longo prazo, demonstrando a não necessidade de reoperações, neste pequeno grupo de pacientes.

Keywords : Transposição das grandes artérias; Translocação Pulmonar.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English