SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Comparison between the decellularized bovine pericardium and the conventional bovine pericardium used in the manufacture of cardiac bioprosthesesOff-pump grafting of the circumflex artery with pedicled retro-aortic right internal thoracic artery graft author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Abstract

TENO, Luiz Antonio Castilho et al. Efeitos da mudança de modo de estimulação ventricular para atrioventricular sobre a qualidade de vida em pacientes com cardiopatia chagásica e bloqueio atrioventricular na troca eletiva do gerador de pulsos. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2005, vol.20, n.1, pp. 23-32. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382005000100008.

OBJETIVO: Avaliar os efeitos da mudança de modo de estimulação ventricular para atrioventricular sobre a qualidade de vida em pacientes com cardiopatia chagásica e bloqueio atrioventricular, na troca eletiva do gerador de pulsos. MÉTODO: No período de 8 de setembro de 2001 a 18 de março de 2004, no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e no Hospital de Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto, foram estudados comparativamente sob estimulação ventricular e atrioventricular 27 pacientes com cardiopatia chagásica e bloqueio atrioventricular, com indicação de troca eletiva do gerador de pulsos. Os pacientes foram analisados na inclusão do estudo e alternadamente no modo ventricular e atrioventricular em duas fases com duração de 90 dias, considerando-se o comportamento clínico, avaliado pela qualidade de vida. A análise estatística foi realizada na condição basal, modo VVI e modo DDD, utilizando-se o teste de variância para medidas repetidas, considerando-se nível de significância de 0,05. RESULTADOS: Não foram detectadas diferenças de comportamento na qualidade de vida, avaliada pela capacidade funcional pelo estado geral e pela vitalidade, entre os dois modos de estimulação cardíaca estudados. Ocorreram três casos de complicações relacionadas à mudança de modo de estimulação: dois casos de taquiarritmias atriais conduzidas pelo marcapasso e um caso de deslocamento de eletrodo atrial. CONCLUSÕES: A análise comparativa da estimulação ventricular com a atrioventricular, na troca eletiva do gerador, demonstrou que não houve diferença de comportamento clínico sobre a qualidade de vida.

Keywords : Miocardiopatia chagásica; Bloqueio cardíaco; Marcapasso artificial; Estimulação cardíaca artificial; Qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese