SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Off-pump coronary artery bypass grafting with arterial grafts: analysis of 300 casesEvaluation of pulmonary function in patients following on and off-pump coronary artery bypass grafting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Abstract

SOUZA, Fernando Sérgio Oliva de et al. Aspectos técnicos do implante de eletrodo para estimulação ventricular esquerda através do seio coronariano, com a utilização de anatomia radiológica e eletrograma intracavitário, na terapia de ressincronização cardíaca. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2005, vol.20, n.3, pp. 301-309. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382005000300012.

OBJETIVO: Apresentar a experiência de 157 implantes utilizando uma técnica simplificada para cateterização do seio coronariano, baseada no eletrograma intracavitário e anatomia radiológica, demonstrando o porcentual de sucesso e tempo total de utilização de radioscopia. MÉTODO: De outubro de 2001 a fevereiro de 2005, foram realizados 157 implantes de marcapasso biventricular em pacientes previamente selecionados, utilizando-se anatomia radiológica e observação de eletrograma intracavitário, demonstrando a taxa de sucesso, complicações e tempo total de utilização de radioscopia. RESULTADOS: O implante do sistema, utilizando-se a estimulação do ventrículo esquerdo via seio coronariano, não foi possível em onze procedimentos. Em 20 pacientes foram observadas dificuldades na canulação do óstio coronário e em 39 pacientes observou-se dificuldade de progressão do eletrodo através do seio coronário. O tempo médio de utilização de radioscopia foi 18,27 ± 15,46 min. CONCLUSÃO: A técnica de implante, proposta pelo autor, utilizando o eletrograma intracavitário e anatomia radiológica, demonstrou ser segura e eficaz para canulação do óstio do seio coronário, necessitando de reduzidos tempos de radioscopia.

Keywords : Insuficiência cardíaca congestiva; Miocardiopatia congestiva; Estimulação cardíaca artificial.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese