SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Cardiac surgery in a multi-ethnic low volume service: the Caribbean Heart Care ExperienceNew technical approach for crossed papillopexy in mitral valve replacement surgery: short term results author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Abstract

TEZVAL, Hossein; MIRZAIE, Masoud; SCHMITTO, Jan  and  SCHONDUBE, Friedrich. Manejo cirúrgico de doença oclusiva aorto-ilíaca na presença de rim em ferradura: relato de um caso. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2005, vol.20, n.3, pp. 336-339. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382005000300017.

Neste trabalho é apresentado um caso de coexistência de aterosclerose aorto-ilíaca com rim em ferradura, em um homem com 57 anos de idade. O diagnóstico desta combinação rara foi feito pouco antes da cirurgia, com a angio-ressonância magnética constituindo o método diagnóstico pré-operatório mais importante para o planejamento cirúrgico. A abordagem transabdominal proporciona uma exposição excelente da aorta abdominal em pacientes com rim em ferradura, sem risco de lesão das artérias renais acessórias ou de ureter em posição anômala. A reconstrução foi feita com a implantação de uma prótese de Dacron em Y em posição aorto-bifemoral e, por causa da lesão aterosclerótica difusa e na presença do rim em ferradura, foi optado por anastomose proximal término-lateral.

Keywords : Artéria ilíaca [cirurgia]; Arteriosclerose; Rim [anormalidades].

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese