SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Coexistence of multiple mechanical complications from a single acute myocardial infarction: successful surgical treatmentCapillary-type cardiac hemangioma, in the left atrium author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Abstract

SOBRAL, Marcelo Luiz Peixoto; SANTOS, Luis Alberto Saraiva; SANTOS, Gilmar Geraldo dos  and  STOLF, Noedir Antonio Groppo. Espasmo coronário no pós-operatório de cirurgia de revascularização do miocárdio: relato de caso e revisão concisa da literatura. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2005, vol.20, n.4, pp. 441-444. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382005000400014.

O espasmo de artéria coronária (EAC) pode ocorrer como uma grave complicação na revascularização do miocárdio (RM), no período intra e pós-operatório imediato. O pequeno número de casos relatados na literatura dificulta o tratamento adequado e reconhecimento dos fatores que possam desencadear essa complicação. O EAC tem caráter multifatorial, aparecimento súbito e deve entrar no diagnóstico diferencial como causa de infarto agudo do miocárdio (IAM) e síndrome de baixo débito em pacientes submetidos às cirurgias cardíacas. Apresentamos o caso de um paciente submetido à cirurgia de RM com circulação extracorpórea que apresentou alteração eletrocardiográfica sugestiva de IAM, no pós-operatório imediato, quando foi realizado cateterismo cardíaco que demonstrou EAC. O paciente foi tratado com sucesso com vasodilatadores intracoronarianos e teve boa evolução a curto e médio prazo.

Keywords : Coronariopatia; Espasmo; Revascularização miocárdica; Vasoespasmo coronário.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese