SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Evaluation of extracorporeal circulation effects on gallstone formationCarotid endarterectomy in conscious patient author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Abstract

CAMPAGNUCCI, Valquíria Pelisser et al. Aneurismectomia de ventrículo esquerdo com o coração batendo ininterruptamente: resultados imediatos. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2006, vol.21, n.1, pp. 55-61. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382006000100011.

OBJETIVO: O índice médio de mortalidade operatória na aneurismectomia de ventrículo esquerdo é de 15%. Formas de proteção miocárdica especificamente para este procedimento têm sido pouco discutidas. Este trabalho tem por finalidade a avaliação dos resultados imediatos do tratamento cirúrgico do aneurisma da parede anterior de ventrículo esquerdo, sob circulação extracorpórea, com o coração batendo ininterruptamente. MÉTODO: Análise retrospectiva de 34 prontuários de pacientes submetidos a aneurismectomia anterior, associada ou não à revascularização do miocárdio, no período de janeiro de 1997 a maio de 2005. Foram avaliados 20 doentes do sexo masculino e 14 do sexo feminino, com média de idade de 52 anos (28 a 76 anos). Todos os pacientes foram operados sob circulação extracorpórea em normotermia, sem pinçamento aórtico, mantendo-se o coração batendo o tempo todo. Foram analisados: mortalidade perioperatória, complicações tromboembólicas, tempo de circulação extracorpórea, tempo de assistência ventilatória invasiva e permanência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). RESULTADOS: Não houve mortalidade perioperatória. Não observamos complicações tromboembólicas. O tempo de circulação extracorpórea foi, em média, de 85min (25-150min). O tempo de assistência ventilatória invasiva foi, em média, de 18h (8-96h) e de permanência na UTI, 3,1 dias (2- 14 dias). CONCLUSÃO: A manutenção dos batimentos cardíacos pela tática de não pinçamento aórtico para proteção miocárdica constitui-se num método eficiente e seguro para aneurismectomia de parede anterior de ventrículo esquerdo.

Keywords : Aneurisma cardíaco; Parada cardíaca induzida; Isquemia miocárdica; Resultado de tratamento.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese