SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Left ventricular aneurysm in a patient with systemic lupus erythematosus: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Abstract

COLAFRANCESCHI, Alexandre Siciliano; CORTES, Denise Castro de Souza; MONTEIRO, Andrey José de Oliveira  and  CANALE, Leonardo. Ruptura subaguda da parede livre do ventrículo esquerdo pós-infarto agudo do miocárdio: relato de caso e revisão de literatura. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2006, vol.21, n.1, pp. 92-94. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382006000100016.

A ruptura da parede livre do ventrículo esquerdo é uma complicação potencialmente fatal e de tratamento essencialmente cirúrgico. A correção cirúrgica é o tratamento de escolha, mas o manejo pré-operatório e as técnicas de correção ainda não estão claramente definidos, sendo determinados conforme as condições clínicas do paciente. Há carência na literatura de grandes séries envolvendo este tipo de afecção e os relatos são baseados nas experiências individuais, com pequeno número de pacientes. São apresentados dois casos de ruptura subaguda da parede livre do ventrículo esquerdo como complicação da evolução do infarto agudo do miocárdio. Discute-se a abordagem cirúrgica completa, com revascularização miocárdica concomitante e a utilização de circulação extracorpórea. A opção de correção do defeito por meio da sutura epicárdica com retalho de pericárdio bovino e a revascularização completa do miocárdio, sobretudo sem circulação extracorpórea, parece ser a melhor estratégia para um grupo de pacientes que apresentam ruptura subaguda da parede livre do ventrículo esquerdo pós-infarto agudo do miocárdio.

Keywords : Ruptura cardíaca pós-infarto [cirurgia]; Infarto do miocárdio; Choque cardiogênico.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese