SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Evaluation of platelet aggregation and level of fibrinogen in patients with cardiovascular diseases and the correlation of taking aspirin with coronary risk factorsUse of ethanol in preventing calcification of porcine pulmonary heterograft: experimental study in sheep author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Abstract

ALVES, Eucário Leite Monteiro et al. Análise do efeito imediato do jato de CO2 sobre o endotélio vascular de caprinos. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2006, vol.21, n.3, pp. 295-303. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382006000300009.

OBJETIVO: O objetivo deste estudo é avaliar a influência do jato de CO2 na parede da Artéria Torácica Interna Esquerda (ATIE) e Artéria Interventricular Anterior (AIVA), em um modelo experimental em caprinos, comparando os efeitos imediatos do uso do CO2 com velocidade de fluxo de 5 L/min e 10 L/min, por 20 minutos, com fluxo intermitente (30 em 30 segundos), com e sem umidificação, simultaneamente nas ATIE e AIVA. MÉTODO: Trinta e seis caprinos foram submetidos ao procedimento cirúrgico. A análise histológica foi feita por meio da reação de imunoperoxidase para marcação do endotélio, por meio da detecção do Fator VIII da coagulação. A mensuração foi feita pelo Quantimet, seguindo a escala de Ip para lesão vascular. RESULTADOS: Nos grupos controle, com e sem umidificação, não houve lesão endotelial. A velocidade de fluxo de 5 L/min provocou lesão endotelial com nível de significância intermediária na AIVA, sem umidificação; e, com a umidificação, a lesão ocorreu, porém, sem significância. A velocidade de fluxo de 5L/min, com e sem umidificação, provocou lesão endotelial na ATIE, contudo, sem significância. Com a velocidade de fluxo de 10 L/min, houve lesão endotelial com nível de significância importante, tanto para a ATIE quanto para a AIVA, não alterando se umidificado ou não. CONCLUSÃO: Pôde-se concluir que a lesão endotelial é fluxo-dependente. As artérias envolvidas na anastomose (ATIE e AIVA) foram afetadas simultaneamente, sendo que a agressão foi maior para AIVA.

Keywords : Coronariopatia [cirurgia]; Dióxido de carbono; Artérias mamárias; Endotélio [lesões]; Modelos animais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese