SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Influence of the practice physical activity in the coronary artery bypass graft surgery resultsAnalysis of the immediate outcomes of a comparative randomized study between aorto-saphenous mechanical anastomosis versus conventional anastomosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Abstract

FERREIRA, Andrea Dumsch de Aragon et al. Ácido L-glutâmico na prevenção da calcificação de pericárdio bovino fixado em glutaraldeído: estudo em ratos. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2007, vol.22, n.3, pp. 303-309. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382007000300006.

OBJETIVO: Avaliar a eficácia do ácido L-glutâmico na prevenção da calcificação do pericárdio bovino implantado no subcutâneo de ratos. MÉTODO: Utilizaram-se 54 ratos Wistar, distribuídos em seis grupos, de acordo com o segmento de pericárdio bovino implantado. Inicialmente, todos os pericárdios foram fixados com glutaraldeído 0,5% por 72h. No grupo I, após a fixação, o pericárdio foi preservado em glutaraldeído 0,2% até o implante. O grupo II foi estocado em solução de Paraben. No grupo III e IV, após a fixação inicial, os pericárdios foram tratados com ácido L-glutâmico 8% com pH 7,4 e 3,5, respectivamente, sendo em seguida estocados em Paraben. Os grupos V e VI foram semelhantes aos grupos III e IV, exceto pela concentração do ácido L-glutâmico que foi de 0,8%. Os explantes foram feitos com 15, 30 e 60 dias, e as amostras submetidas à análise histológica com hematoxilina-eosina e Von Kossa, além da mensuração de cálcio por espectofotometria de absorção atômica. RESULTADOS: A mensuração por espectofotometria de absorção atômica demonstrou aumento progressivo da calcificação nos grupos I, II e III, aos 15, 30 e 60 dias. Nos grupos IV, V e VI, os níveis de cálcio permaneceram sem alteração nos períodos estudados. A análise microscópica demonstrou calcificação progressiva nos grupos I, II e III. Nos grupos IV, V e VI, a calcificação, quando observada, foi focal e de grau leve. CONCLUSÃO: O uso do ácido L-glutâmico em segmentos de pericárdio bovino, fixados pelo glutaraldeído, foi efetivo na prevenção da calcificação, quando implantados no subcutâneo de ratos por até 60 dias.

Keywords : Ácido glutâmico; Glutaral; Pericárdio; Calcinosis.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese