SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Early outcome after off-pump coronary artery bypass grafting: effect on mortality and strokeThe use of the vancomycin paste for sternal hemostasis and mediastinitis prophylaxis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Abstract

KAWASAKI-OYAMA, Rosa Sayoko et al. Cultivo de células mesenquimais do sangue de cordão umbilical com e sem uso do gradiente de densidade Ficoll-Paque. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2008, vol.23, n.1, pp. 29-34. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382008000100006.

OBJETIVOS: Implantação de técnicas de isolamento e cultivo de células-tronco mesenquimais do sangue de cordão umbilical humano, com e sem uso de gradiente de densidade Ficoll-Paque (d=1,077g/ml). MÉTODOS: Dez amostras de sangue de cordão umbilical humano de gestação a termo foram submetidas a dois procedimentos de cultivo de células-tronco mesenquimais: sem gradiente de densidade Ficoll-Paque e com gradiente de densidade. As células foram semeadas em frascos de 25cm2 a uma densidade de 1x107células nucleadas/cm2 (sem Ficoll) e 1,0x106 células mononucleares/cm2 (com Ficoll). As células aderentes foram submetidas a marcação citoquímica com fosfatase ácida e reativo de Schiff. RESULTADOS: No procedimento sem gradiente de densidade Ficoll, foram obtidas 2,0-13,0x107 células nucleadas (mediana=2,35x107) e, no procedimento com gradiente de densidade Ficoll, foram obtidas 3,7-15,7x106 células mononucleares (mediana=7,2x106). Em todas as culturas foram observadas células aderentes 24 horas após o início de cultivo. As células apresentaram morfologias fibroblastóides ou epitelióides. Na maioria das culturas houve proliferação celular nas primeiras semanas de cultivo, mas após a segunda semana, somente três culturas provenientes do método sem gradiente de densidade Ficoll-Paque mantiveram crescimento celular, formando focos confluentes de células. Essas culturas foram submetidas a várias etapas de tripsinização para espalhamento ou subdivisão e permaneceram em cultivo por períodos que variaram de dois a três meses. CONCLUSÃO: Nas amostras estudadas, o isolamento e cultivo de células-tronco mesenquimais do sangue de cordão umbilical humano pelo método sem gradiente de densidade Ficoll-Paque foi mais eficiente do que o método com gradiente de densidade Ficoll-Paque.

Keywords : Sangue de cordão umbilical; Células-tronco mesenquimais [citologia]; Células cultivadas; Técnicas de cultura de células.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese