SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Assesment of the EuroSCORE as a predictor for mortality in valve cardiac surgery at the Heart Institute of Pernambuco author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Abstract

OLIVEIRA, Marcos Aurélio Barboza de et al. Conceitos de física básica que todo cirurgião cardiovascular deve saber: parte I - mecânica dos fluídos. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2010, vol.25, n.1, pp. 1-10. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382010000100006.

A atividade profissional que o cirurgião cardiovascular executa é muito mais do que um simples gesto mecanizado de operar um coração doente. Há em cada ato do intraoperatório mais noções de fisiologia e física do que geralmente nos damos conta. O presente trabalho discorre, à luz da matemática, acerca da dinâmica dos fluídos, ou seja, do sangue, com enfoque nas medidas invasivas de pressão arterial, do efeito do diâmetro do vaso sobre sua resistência interna e do fluxo que passa por ele, na conversão de diversas unidades de medidas de pressão e resistência, viscosidade sanguínea e suas relações no vaso, hemodiluição, diferenças de fluxo laminar e turbulento, velocidade e pressão do sangue e a tensão da parede após uma estenose e a origem do aneurisma pós-estenótico. O objetivo do trabalho não é de habilitar o leitor no conhecimento da física, mas apresentá-la como ferramenta útil na explicação de fenômenos conhecidos na rotina do cirurgião cardiovascular.

Keywords : Física; Hemodinâmica; Procedimentos cirúrgicos cardiovasculares; Mecânica de fluídos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese