SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Pediatric cardiac surgery under the parents sight: a qualitative studyThrombocytopenia in cardiac surgery: diagnostic and prognostic importance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Print version ISSN 0102-7638

Abstract

ASSUNCAO, Taciane Procópio; PONTES, Breno César Diniz  and  DAMASCENO, Carlos Américo Veiga. Prevalência de infecções em suturas de cirurgias de revascularização do miocárdio. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2011, vol.26, n.1, pp. 43-46. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-76382011000100010.

OBJETIVO: Estudar a prevalência de infecção nas suturas decorrentes de cirurgia de revascularização do miocárdio e também os microrganismos causadores, sexo predominante e idade. MÉTODOS: Trata-se de um estudo retrospectivo, transversal, com análise dos prontuários dos 21 pacientes que apresentaram infecção na ferida operatória de cirurgia de RM, dentre os 357 pacientes operados entre os anos de 2007 e 2009. Os prontuários foram analisados durante o ano de 2009. RESULTADOS: Não foi encontrada significância estatística ao se analisar o sexo dos pacientes. A maioria dos pacientes era idosa e a prevalência da infecção está dentro da média encontrada na literatura, havendo variação dos microrganismos encontrados ao longo dos anos. CONCLUSÕES: Apesar do número total de infecções ter aumentado ao longo dos anos, a prevalência se manteve estável, uma vez que o número de cirurgias realizadas aumentou proporcionalmente. Sexo não é uma variável significante à ocorrência de infeção na ferida cirúrgica. Idosos estão mais predispostos a esta complicação e o microrganismo causador é variável.

Keywords : Infecção da Ferida Operatória; Revascularização Miocárdica; Complicações Pós-Operatórias; Infecção.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese