SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Transcatheter aortic valve implantation with balloonexpandable valve: early experience from ChinaRelationship between pre-extubation positive endexpiratory pressure and oxygenation after coronary artery bypass grafting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery

Print version ISSN 0102-7638On-line version ISSN 1678-9741

Abstract

PEREIRA, Sergio Nunes et al. Comparação de duas técnicas de circulação extracorpórea (convencional e mini CEC), nos períodos trans e pós-operatório de cirurgia cardíaca. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2015, vol.30, n.4, pp.433-442. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.5935/1678-9741.20150046.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo comparar os efeitos de duas técnicas de perfusão diferentes: convencional (CEC) e mini (MCEC) em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no Hospital Universitário de Santa Maria - RS.

Métodos:

Foi realizado um estudo retrospectivo, transversal, baseado em dados coletados dos pacientes operados entre 2010 e 2013. Foram analisados ​​os registros de 242 pacientes divididos em dois grupos: Grupo I - 149 pacientes submetidos à circulação extracorpórea e Grupo II - 93 pacientes submetidos à minicirculação extracorpórea.

Resultados:

O perfil clínico dos pacientes no pré-operatório foi semelhante nos grupos circulação extracorpórea e minicirculação extracorpórea sem diferenças significativas, exceto na idade, maior no grupo minicirculação extracorpórea. Os dados perioperatórios foram significativos de sangue coletadas para autotransfusão, que foram maiores no grupo com minicirculação extracorpórea do que a circulação extracorpórea e na transfusão de concentrado de hemácias, superior em circulação extracorpórea do que em minicirculação extracorpórea. Nos valores pós-operatório imediato, primeiro e segundo, os níveis de hematócrito e da hemoglobina foram maiores e significativos na minicirculação extracorpórea que no circulação extracorpórea, embora o sangramento no primeiro e segundo dias pós-operatórios tenha sido maior e significativo no minicirculação extracorpórea que no circulação extracorpórea.

Conclusão:

Os resultados sugerem que a minicirculação extracorpórea foi benéfica em reduzir a transfusão de células vermelhas do sangue durante a cirurgia e houve discreta, mas significativa, elevação do hematócrito e hemoglobina no pós-operatório.

Keywords : Circulação extracorpórea; Perfusão; Período pós-operatório.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )