SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Effect of using pump on postoperative pleural effusion in the patients that underwent CABGCardiopulmonary bypass increases the risk of vasoplegic syndrome after coronary artery bypass grafting in patients with dialysis-dependent chronic renal failure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery

Print version ISSN 0102-7638On-line version ISSN 1678-9741

Abstract

HERMES, Bárbara Maria et al. Treinamento muscular inspiratório de curto prazo potencializa os benefícios do treinamento aeróbico e resistido em pacientes após CRM na fase II de programa de reabilitação cardíaca. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2015, vol.30, n.4, pp.474-481. ISSN 0102-7638.  http://dx.doi.org/10.5935/1678-9741.20150043.

Objetivo:

Avaliar os efeitos de um programa de treinamento muscular inspiratório em curto prazo associado ao exercício aeróbio e resistido na força muscular respiratória, capacidade funcional e qualidade de vida de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio, na Fase II da Reabilitação Cardíaca.

Métodos:

Trata-se de um estudo quase-experimental, prospectivo, com amostra de 24 pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio alocados aleatoriamente para Fase II da Reabilitação Cardíaca em dois grupos: grupo de treinamento muscular inspiratório associado ao treinamento combinado (aeróbio e resistido) (GRC + TMI, n=12) e grupo treinamento combinado e exercícios respiratórios (GRC, n=12) durante um período de 12 semanas, com 2 sessões semanais. Antes e após a intervenção, as seguintes mensurações foram obtidas: pressão inspiratória e expiratória máxima (PImáx e PEmáx), consumo de oxigênio de pico (VO2pico) e escore de qualidade de vida. Os dados foram comparados entre o momento pré e pós-intervenção na linha de base e a variação entre o pré e pós-programa de reabilitação cardíaca com uso do teste t de Student, exceto as variáveis categóricas, que foram comparadas pelo teste de qui-quadrado. Foi considerado um P<0,05.

Resultados:

Comparado ao GRC, o GRC + TMI apresentou maior incremento tanto na PImáx (P<0,001) quanto na PEmáx (P<0,001), no VO2pico (P<0,001) e na qualidade de vida (P<0,001).

Conclusão:

Demonstrou-se que a adição do programa de treinamento muscular inspiratório, mesmo quando aplicada por um curto período, pode complementar os efeitos do exercício aeróbio combinado ao resistido, tornando-se uma estratégia benéfica para pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio na Fase II da reabilitação cardíaca.

Keywords : Revascularização Miocárdica; Reabilitação; Exercício; Exercícios Respiratórios.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )