SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Teoria para o trabalho de expansão aplicada às brisas do nordeste BrasileiroVedalogic: um método de Verificação de Dados Climatológicos Apoiado em Modelos Minerados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Meteorologia

versão impressa ISSN 0102-7786

Resumo

BITENCOURT, Daniel Pires; ACEVEDO, Otávio Costa; MORAES, Osvaldo Luiz Leal De  e  DEGRAZIA, Gervásio Annes. A interação do vento local no interior de um vale com o escoamento de grande escala - análise de dois estudos de caso. Rev. bras. meteorol. [online]. 2009, vol.24, n.4, pp. 436-447. ISSN 0102-7786.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-77862009000400006.

Este artigo apresenta dois estudos de caso com objetivo de investigar a interação do vento local no interior de um vale, com o vento sinótico. A direção e a velocidade do vento local são obtidas de dados de resposta lenta medidos em um trecho leste/oeste do vale do rio da Prata, localizado na região de Nova Roma do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. Os dados sinóticos da direção e velocidade dos ventos foram observados às 00, 12 e 18 TMG, em três estações meteorológicas de superfície localizadas na mesorregião do vale estudado. O padrão sinótico é avaliado através de campos meteorológicos construídos com a reanálise do NCEP-NCAR. A análise sinótica e a avaliação empírica do vento local são realizadas com a ajuda de outras variáveis medidas no fundo do vale, tais como radiação solar incidente e temperatura do ar. Os resultados mostram a existência de superposição das forçantes, térmica e canalizada, durante a madrugada e parte da manhã. Porém, quando a temperatura do ar durante a madrugada é baixa, o efeito térmico parece ser mais pronunciado do que o efeito do vento sinótico canalizado. O vento sinótico de norte proporciona um padrão característico do vento local no interior do vale. O escoamento vale abaixo é relativamente mais forte entre a madrugada e a manhã devido à soma dos efeitos, térmico e canalizado. Por outro lado, esses efeitos anulam-se a partir das 12 - 13 h, provocando calmaria no interior do vale.

Palavras-chave : vale; vento sinótico; vento local.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português