SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Vedalogic: um método de Verificação de Dados Climatológicos Apoiado em Modelos MineradosEvaluation of different methodologies for precipitation estimates calibration - cmorph - over South America índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Meteorologia

versão impressa ISSN 0102-7786

Resumo

PINTO, Lucía Iracema Chipponelli et al. Comparação de produtos de precipitação para a América do Sul. Rev. bras. meteorol. [online]. 2009, vol.24, n.4, pp. 461-472. ISSN 0102-7786.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-77862009000400008.

Este trabalho compara cinco bancos de dados de precipitação para a América do Sul, para o período 2000 a 2004, considerando a variação meridional, a variação por diferentes bacias hidrográficas (Amazonas, Tocantins, São Francisco, Orinoco, Paraná/Prata, além das bacias dos rios da Patagônia) e pelos principais tipos de vegetação (floresta tropical perene, floresta tropical semi-decídua, caatinga, cerrado e pampas). Foram utilizados três produtos provenientes da composição de dados observados com sensoriamento remoto (TRMM, CMAP e GPCP) e dois de dados de reanálise (NCEP/NCAR e CPTEC). Os resultados indicam que os campos de intensidade média da precipitação anual dos diferentes produtos apresentam comportamento diferenciado entre si. Por exemplo, a reanálise do CPTEC não é capaz de representar os principais regimes de precipitação existentes no continente, demonstrando uma forte tendência em superestimar a intensidade média da precipitação no interior do nordeste brasileiro e subestimá-la na maioria das demais regiões. Os produtos que combinam dados de estações pluviométricas com os de sensoriamento remoto, mostram-se com valores bem próximos do esperado, principalmente o CMAP e GPCP.

Palavras-chave : Precipitação; Reanálise; Série de dados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português