SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Avaliação da evapotranspiração real diária estimada com os algoritmos SEBAL e S-SEBI na cultura do algodãoEvapotranspiração real obtida através da relação entre o coeficiente dual de cultura da FAO-56 e o NDVI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Meteorologia

versão impressa ISSN 0102-7786

Resumo

SANTOS, Carlos Antonio Costa dos. Aplicação do algoritmo S-SEBI na obtenção da evapotranspiração diária em condições áridas. Rev. bras. meteorol. [online]. 2010, vol.25, n.3, pp. 393-403. ISSN 0102-7786.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-77862010000300011.

O principal objetivo desse estudo foi determinar a evapotranspiração real diária (ETr) da vegetação tamarisk através de técnicas micrometeorológicas e de sensoriamento remoto, e validar os resultados da ETr estimados pelo sensoriamento remoto. Foram utilizados dados micrometeorológicos provinientes do método da razão de Bowen, além do algoritmo S-SEBI aplicado a imagens do Landsat 5 - TM, na obtenção da ETr diária da vegetação tamarisk do Baixo Rio Colorado, CA/EUA. Na obtenção da evapotranspiração de referência (ET0) foram utilizados os dados de uma estação meteorológica e o método utilizado foi o de FAO/Penman-Monteith. Foram observados que as estimativas da ETr pelo algoritmo S-SEBI são similares aos valores medidos na torre micrometeorológica, assim como, que a identificação da dinâmica da vegetação através da distribuição espacial da evapotranspiração, evidencia a aplicabilidade do método na obtenção da evapotranspiração real diária.

Palavras-chave : Balanço de energia; micrometeorologia; Landsat 5 - TM; tamarisk.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português