SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Determination and modeling the consumption rate of burned biomass author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Meteorologia

Print version ISSN 0102-7786

Abstract

STRECK, Nereu Augusto; SILVA, Stefanía Dalmolin da  and  LANGNER, Josana Andreia. Resposta fenológica do milho em cenários de aumento de temperatura. Rev. bras. meteorol. [online]. 2012, vol.27, n.1, pp.1-12. ISSN 0102-7786.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-77862012000100001.

O objetivo deste trabalho foi simular o desenvolvimento da cultura de milho em cenários de aumento de temperatura em Santa Maria, RS, Brasil. O ciclo de desenvolvimento do milho foi simulado com o modelo de Wang e Engel (WE) com coeficientes dependentes do genótipo, para a cultivar BRS Missões. O ciclo de desenvolvimento foi dividido em fase vegetativa (da emergência ao espigamento) e fase reprodutiva (do florescimento até a maturidade fisiológica). Foram consideradas doze datas de semeadura, resultando a emergência no dia 15 de cada mês durante todo o ano. Os cenários climáticos utilizados foram séries sintéticas de 100 anos do clima atual e com aumentos na temperatura média do ar de +1, +2, +3, +4 e +5, com aumentos simétricos e assimétricos na temperatura mínina e máxima diária. Com o aumento da temperatura, diminuiu o número de anos em que a cultura foi morta pela geada, indicando que, se o aquecimento global se confirmar, o calendário do cultivo do milho será maior até o final deste século. O desenvolvimento vegetativo e reprodutivo do milho foi retardado ou acelerado dependendo da época de emergência da cultura ao longo do ano, e se o aumento na temperatura do ar é simétrico ou assimétrico, o que indica uma complexa interação Genótipo x Ambiente, bem como, alta vulnerabilidade do desenvolvimento do milho à mudança climática.

Keywords : Desenvolvimento; aumento de temperatura; aquecimento global; mudança climática; agricultura; IPCC.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License